top of page
Buscar

Grêmio Estudantil 2017 já tem o vencedor

  • Joice Simões
  • 20 de abr. de 2017
  • 2 min de leitura

Hoje, os alunos da Escola Estadual Antonio Carlos Couto de Barros sentiram uma emoção a mais. Mais de 150 alunos participaram das Eleições do Grêmio Estudantil 2017 que decidiram a chapa vencedora. Durante o período escolar, os alunos se dirigiram até o pátio, pois, nesse local, foi montada uma sala onde eles puderam receber suas cédulas e realizar seus votos. Pode parecer algo corriqueiro na vida de um estudante, mas para muitos desses alunos, foi um momento ímpar.

O "Time da Feras" era representado pela cor verde e o "Grupo dos Falcões" era da cor azul. O porque das cores? Simples. Essa escola é de Educação Fundamental I, ou seja, são atendidas crianças de 6 à 10 anos e, parte delas ainda se encontra em processo de alfabetização. Assim, com o uso das cores, tornou acessível a participação consciente nesse processo.

A conscientização da importância da formação do Grêmio Estudantil teve início no mês de Março e, com um trabalho conjunto entre professores e alunos, foi possível realizar um trabalho concreto, deixando os objetivos claros para os alunos.

Em pré-eleição, os alunos de cada sala escolheram quais seriam os melhores representantes de suas salas para integrar o Grêmio. Após essa fase, os alunos, seguindo orientações iniciais, puderam desenvolver várias atividades de maneira autônoma, sempre com a supervisão de um professor. Assim, estruturaram suas chapas e formularam suas propostas de trabalho, as quais, foram muito bem aceitas pelos demais alunos.

O voto é secreto e, para garantir isso, uma cabine de votação foi montada, permitindo a privacidade do nosso pequeno eleitor.

Durante todo período em que houve votação, os integrantes das duas chapas do Grêmio permaneceram auxiliando na organização sem causar interferência direta na decisão dos alunos. Apesar de concorrentes, as chapas "Time das Feras" e "Grupo dos Falcões" permaneceram em harmonia desde o início de suas formações.

A urna só foi aberta após a votação final, incluindo cédulas dos estudante do período matutino e vespertino. Para garantir a integridade desse processo eleitoral, estiveram presentes na contagem e conferência dos votos, alunos das duas chapas e um professor responsável.

No final, o resultado foi o seguinte: o Grupo dos Falcões somaram 112 votos e o Time das Feras tiveram 43 votos. Só houve um voto em branco e nenhum voto nulo. A chapa vencedora comemorou e, apesar da tristeza da chapa perdedora, ambos grupos se propuseram a trabalhar em equipe visando o bem da escola e seus alunos.

 
 
 
bottom of page